quinta-feira, 2 de junho de 2011

Liturgia 04/06/2011

Oração
Pai, dá-me um coração que saiba reconhecer e agradecer tudo quanto teu Filho fez para salvar a humanidade pecadora. E que seja ele o meu eterno intercessor junto de ti.
Primeira leitura: At 18,23-28
Leitura dos Atos dos Apóstolos - 23Paulo permaneceu algum tempo em Antioquia. Em seguida, partiu de novo, percorrendo sucessivamente as regiões da Galácia e da Frígia, fortalecendo todos os discípulos.24Chegou a Éfeso um judeu chamado Apolo, natural de Alexandria. Era um homem eloquente, versado nas Escrituras.
25Fora instruído no caminho do Senhor e, com muito entusiasmo, falava e ensinava com exatidão a respeito de Jesus, embora só conhecesse o batismo de João. 26Então, ele começou a falar com muita convicção na sinagoga. Ao escutá-lo, Priscila e Áquila tomaram-no consigo e, com mais exatidão, expuseram-lhe o caminho de Deus.
27Como ele estava querendo passar para a Acaia, os irmãos apoiaram-no e escreveram aos discípulos para que o acolhessem bem. Pela graça de Deus, a presença de Apolo aí foi muito útil aos fiéis. 28Com efeito, ele refutava vigorosamente os judeus em público, demonstrando pelas Escrituras que Jesus é o Messias. - Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Salmos: Sl 46
          — O Senhor é o grande Rei de toda a terra.
— O Senhor é o grande Rei de toda a terra.

— Povos todos do universo, batei palmas, gritai a Deus aclamações de alegria! Porque sublime é o Senhor, o Deus Altíssimo, o soberano que domina toda a terra.

— Porque Deus é o grande Rei de toda a terra, ao som da harpa acompanhai os seus louvores! Deus reina sobre todas as nações, está sentado no seu trono glorioso.

— Os chefes das nações se reuniram com o povo do Deus santo de Abraão, pois só Deus é realmente o Altíssimo, e os poderosos desta terra lhe pertencem!
 
Evangelho: Jo 16,23b-28
         - O Senhor esteja convosco.
          - Ele está no meio de nós.
          - Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São João.
          - Glória a vós, Senhor.

         Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
23b“Em verdade, em verdade vos digo: se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vo-la dará.24Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis; para que a vossa alegria seja completa.
25Disse-vos estas coisas em linguagem figurativa. Vem a hora em que não vos falarei mais em figuras, mas claramente vos falarei do Pai. 26Naquele dia pedireis em meu nome, e não vos digo que vou pedir ao Pai por vós, 27pois o próprio Pai vos ama, porque vós me amastes e acreditastes que eu vim da parte de Deus. 28Eu saí do Pai e vim ao mundo; e novamente parto do mundo e vou para o Pai”. - Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
 
Comentário do Evangelho
Pedir ao Pai em nome de Jesus significa pedir em união de vontade com Jesus. Jesus anuncia algo novo na maneira de orar. Pedir em união com Jesus é pedir que o Pai seja glorificado. A glória do Pai é que todos que amam a vida manifestada por Jesus tenham a vida eterna. Todos aqueles que se comprometem com o florescer da vida partilham de uma alegria completa, em comunhão com Jesus e o Pai. Até então Jesus, através da comunicação oral, falava por meio de figuras. Após sua partida, pelo dom do Espírito, Jesus falará claramente do Pai. A partir deste dom, os discípulos terão uma experiência nova do amor do Pai. No Espírito terão um conhecimento amadurecido das palavras de Jesus e de sua prática amorosa, bem como terão a experiência de Deus na vida fraterna e partilhada. O Prólogo do evangelho de João anunciara a encarnação do Verbo que estava em Deus. Jesus, o Verbo encarnado, anuncia agora a sua volta para o Pai. A volta ao Pai significa o assumir com ele todos os que, no mundo, nele creram, comunicando a todos, pelo Espírito, a própria vida divina e eterna.
 
Leitura Orante
Preparo-me para a Leitura Orante, unindo-me a milhares de pessoas que diante da tela do computador também se colocam diante de Deus. E rezo ao Espírito Santo:
Divino Espírito Santo,
Em profunda adoração te peço:
Realiza a fusão de meu coração, de minha vontade, de minha mente com Jesus.
Que os afetos de Jesus sejam os meus;
Os desejos de Jesus sejam os meus desejos;
Os pensamentos de Jesus sejam os meus pensamentos. (Bv. Alberione)

1. Leitura (Verdade) 
O que diz o texto do dia?
Leio atentamente o texto Jo 16,23b-28, e acolho com amor as palavras de Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida.
Jesus faz uma afirmação e a repete, a confirma: garante que tudo que pedirmos ao Pai, em seu nome, conseguiremos.. E disse mais: "O Pai sabe de que coisas vocês precisam" (Mt 6,8). " O Pai ama vocês".

2. Meditação (Caminho) 
O que o texto diz para mim, hoje?
O texto me diz que o Pai encaminha todas as coisas para o nosso maior bem. Não cessa de guiar a nossa vida, acompanhando cada passo. Jesus diz que o Pai nos ama e, por isso, não precisará pedir por nós. O amor é tudo. Em Aparecida, os bispos disseram: " Os discípulos de Jesus são chamados a viver em comunhão com o Pai (1 Jo 1,30 e com seu Filho morto e ressuscitado, na "comunhão no Espírito Santo" (1Cor 13,13). O mistério da Trindade é a fonte, o modelo e a meta do mistério da Igreja: "um povo reunido pela unidade do Pai do Filho e do Espírito", chamado em Cristo "como sacramento ou sinal e instrumento da íntima união com Deus e da unidade de todo o gênero humano". A comunhão dos fiéis e das Igrejas locais do Povo de Deus se sustenta na comunhão com a Trindade." (DAp 155).

3.Oração (Vida) 
O que o texto me leva a dizer a Deus?
Renovo a minha fé, com uma bonita canção:
É o Espírito Santo de DeusPe. Zezinho, scj
Ele sopra na alma da gente
Ele é sopro divino
É do céu que ele vem
Ele é forte, é suave, ele é quente
Ele sopra na mente
Ele faz tanto bem
Quem não sente este vento soprando
Este vento passando
Não sabe o que é
É o Espírito Santo de Deus
É o Espírito Santo de Deus
Foi Jesus que soprou sobre os onze
No dia feliz em que foi para o céu
E seu sopro divino foi tanto
Que pôs... nos onze o Espírito Santo
Ele faz a cabeça da gente
Ele toca na mente
Se a gente deixar
Ele vem, ele sopra insistente
Ele é tão convincente
Ele sabe tocar
Quem não sente esta delicadeza
Não sabe a leveza
De ser e de crer
É o Espírito Santo de Deus...
Lá na Bíblia se lê todo dia
Que Deus não iria deixar de falar
O amor de Jesus ainda é tanto
Que põe na gente o Espírito Santo

4.Contemplação (Vida e Missão) 
Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Hoje terei um olhar de confiança no Pai que é Providência e nada me deixa faltar.
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
 
Fonte:
Congregação do Santíssimo Redentor

Nenhum comentário:

Postar um comentário