sexta-feira, 16 de maio de 2014

Nota de Falecimento

Nota de Falecimento

Pe Cozer
Comunicamos ao clero, religiosos e religiosas, seminaristas, pessoas consagradas e diocesanos, que faleceu hoje, 15 de maio de 2014, às 19h20, aos 88 anos de idade e 61 anos de ministério presbiteral, no Hospital Santa Cruz – Vila Mariana – São Paulo, o Revmo. Pe. Ernesto Cozer, padre incardinado de nossa Diocese, Pároco Emérito da Paróquia Nossa Senhora das Graças – Bairro Nova Gerty em São Caetano do Sul.
A missa exequial em sufrágio do saudoso Pe. Ernesto acontecerá amanhã, 16 de maio, às 15h00, na Paróquia Nossa Senhora das Graças (Rua Tocantins, 415 – Nova Gerty – São Caetano do Sul).
Manifestamos nossas condolências aos familiares, amigos e paroquianos do nosso querido Pe. Ernesto. Que o Bom Pastor, pela intercessão da Virgem das Graças, acolha em Seu Reino este nosso irmão, que dedicou sua vida ao Evangelho.
Dom Nelson Westrupp, SCJ
Bispo da Diocese de Santo André
Biografia de Pe. Ernesto Cozer (1926-2014)
Pe. Ernesto Cozer, nasceu aos 06 de março de 1926 em Videira – Estado de Santa Catarina, filho de Modesto Cozer e Luiza Comunello Cozer. Foi batizado na Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição de Videira aos 10 de março de 1926.
Após seus primeiros estudos em sua terra natal, ingressou na Sociedade do Divino Salvador (Congregação dos Padres Salvatorianos) ainda em Videira, onde fez o Seminário Preparatório. Após a devida preparação foi enviado ao Seminário Divino Salvador em Jundiaí – SP onde realizou o curso ginasial e colegial. Os estudos filosóficos e teológicos foram realizados em São Paulo no Seminário Maior Salvatoriano – Bairro Moema. Seu nome como religioso era Marcelo Cozer.
Foi ordenado presbítero no dia 08 de dezembro de 1952 em São Paulo pela imposição das mãos de Dom Antônio Maria Alves de Siqueira, na época Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo. Enviado para o Estado do Ceará, foi professor no Seminário Salvatoriano de Fortaleza (Parangaba) (1954-1958). Posteriormente, exerceu seu ministério como Vigário Ecônomo da Paróquia Santo Antônio de Barbalha – CE (1958-1962), onde se identificou muito com a realidade do povo, animando a vida da comunidade e fazendo-se presente nos interiores da paróquia.
Diante de sério discernimento, Pe. Ernesto solicitou a seus superiores a possibilidade de se secularizar, sendo acolhido por Dom Jorge Marcos de Oliveira, primeiro bispo de nossa Diocese. Com a acolhida do bispo e a aceitação de sua congregação e a dispensa da Sagrada Congregação dos Religiosos, foi enviado em 1963 para a Paróquia Nossa Senhora das Graças da Vila Nova, no município de São Caetano do Sul.
Nesta paróquia, Pe. Ernesto viveu seu ministério em nossa Igreja Particular, animando a comunidade, zelando pelo povo que lhe confiado e construindo o atual templo. Com a firmeza e o zelo de pastor, evangelizou seu povo e os fez protagonistas nos caminhos da fé. Exerceu também a função de Vigário Regional da Região Pastoral de São Caetano do Sul.
No dia 16 de janeiro de 2011, após 48 anos de plena dedicação, Pe. Ernesto encerrou sua missão de pároco na Paróquia Nossa Senhora das Graças. As palavras de Dom Nelson, dirigidas ao Pe. Ernesto em 31 de dezembro de 2010, sintetizam a gratidão de nossa Diocese e da comunidade: “Nossa Igreja Particular de Santo André conservará para sempre nos anais de sua história o imenso trabalho realizado com tanto carinho e doação ao Reino de Deus. Ficará registrado na memória do coração dos paroquianos todo seu amor, o precioso e longo tempo gasto a serviço do querido Povo de Deus da Paróquia Nossa Senhora das Graças. Deus lhe pague!”
Faleceu, após ter um Acidente Vascular Cerebral e ter sido hospitalizado no Hospital Santa Cruz – São Paulo, aos 88 anos de idade e 61 anos de ministério presbiteral, no dia 15 de maio de 2014, às 19h20. Que o Bom Pastor lhe conceda a recompensa dos justos.
Biografia Redigida pelo Chanceler do Bispado - Pe. Felipe C. Damião Sobrinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário