sexta-feira, 2 de março de 2012

1ª Semana da Quaresma 02 MARÇO

Oração
Espírito de reverência, dispõe meu coração ao respeito para com a dignidade do meu próximo, de modo que jamais eu ouse tirar-lhe, de forma alguma, a vida.
Primeira leitura: Ez 18,21-28
Leitura da Profecia de Ezequiel - Assim fala o Senhor: 21“Se o ímpio se arrepender de todos os pecados cometidos, e guardar todas as minhas leis, e praticar o direito e a justiça, viverá com certeza e não morrerá.22Nenhum dos pecados que cometeu será lembrado contra ele. Viverá por causa da justiça que praticou.
23Será que tenho prazer na morte do ímpio? — oráculo do Senhor Deus. Não desejo, antes, que mude de conduta e viva? 24Mas, se o justo desviar de sua justiça e praticar o mal, imitando todas as práticas detestáveis feitas pelo ímpio, poderá fazer isso e viver?
Da justiça que ele praticou, nada mais será lembrado. Por causa da infidelidade e do pecado que cometeu, por causa disso morrerá. 25Mas vós andais dizendo: ‘A conduta do Senhor não é correta’.
Ouvi, vós da casa de Israel: É a minha conduta que não é correta, ou antes é a vossa conduta que não é correta? 26Quando um justo se desvia da justiça, pratica o mal e morre, é por causa do mal praticado que ele morre. 27Quando um ímpio se arrepende da maldade que praticou e observa o direito e a justiça, conserva a própria vida. 28Arrependendo-se de todos os seus pecados, com certeza viverá; não morrerá”.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Salmos: Sl 129
          — Se levardes em conta nossas faltas, quem haverá de subsistir?
— Se levardes em conta nossas faltas, quem haverá de subsistir?

— Das profundezas eu clamo a vós, Senhor, escutai a minha voz! Vossos ouvidos estejam bem atentos ao clamor da minha prece!

— Se levardes em conta nossas faltas, quem haverá de subsistir? Mas em vós se encontra o perdão, eu vos temo e em vós espero.

— No Senhor ponho a minha esperança, espero em sua palavra. A minh’alma espera no Senhor, mais que o vigia pela aurora.

— Espere Israel pelo Senhor, mais que o vigia pela aurora! Pois no Senhor se encontra toda graça e copiosa redenção. Ele vem libertar a Israel de toda a sua culpa.
 
Evangelho: Mt 5,20-26
         - O Senhor esteja convosco.
          - Ele está no meio de nós.
          - Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          - Glória a vós, Senhor.

         Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
20“Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus.
21Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’.22Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão: ‘Patife!’ será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de ‘tolo’ será condenado ao fogo do inferno.
23Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta.
25Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. 26Em verdade eu te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo”. - Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
 
Homilia Diária
texto
 
Comentário do Evangelho
A "justiça", na perspectiva religiosa dos escribas e fariseus, era estar quites com Deus. Isto se alcançava pelas observâncias religiosas da Lei, e assim se tornava um "justo". Os chefes religiosos que se julgavam perfeitos observantes consideravam-se justos e desprezavam a maioria do povo que não tinha condições de cumprir estas observâncias, qualificando-os como pecadores. Removendo tal tradição, Jesus coloca o respeito à vida como valor fundamental do novo mundo possível. Na nova sociedade, abandona-se a economia de mercado que visa ao lucro e à consolidação dos poderosos grupos econômicos que, seja pela guerra, seja pela injustiça, relegam à doença, à fome e à morte multidões de excluídos. A vivência da reconciliação com os irmãos contribui fundamentalmente para a consolidação da vida e para a construção da Paz a que todos aspiramos.
 
Leitura Orante
Preparo-me, com todos os que se
encontram nesta rede virtual,
para a leitura orante da Palavra.
Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Senhor, deste-me teu Espírito Santo.
Ele está em mim, como uma fonte.
Mas, muitas vezes, não o sinto.
Concede-me entrar em contato com esta fonte interior
que nunca seca, para que a vida possa fluir, e eu seja
uma fonte de bênçãos para os outros.

1. Leitura (Verdade)
- O que a Palavra diz?
Leio com calma, na Bíblia, o texto Mt 5,20-26.
Faço um momento de silêncio. Releio o texto.
A proposta de amor de Jesus é exigente.Vai mais longe do que a proposta dos fariseus. Eles, fiéis à Lei, ensinavam não matar, não chamar o irmão de idiota. Para evitar o pecado e não ir para o fogo do inferno. É preciso muito mais que isto para um cristão. Jesus diz claro que sentir raiva do irmão é motivo de julgamento. Diz que é preciso buscar reconciliação. Numa palavra: é preciso AMAR.

2. Meditação(Caminho) 
- O que a Palavra diz para mim?
Graças a Deus não matamos ninguém, tirando-lhe a vida. Posso no entanto, ter diminuído alguém na sua fama, na sua honra, na sua dignidade. E, talvez, nem me dei conta que ofendendo alguém, ofendia a mim, e ofendia ao próprio Cristo que disse: "O que fazes ao menor dos meus irmãos é a mim que o fazes". (Mt 25,46). Lembram-nos os bispos, em Aparecida: "Para ficar parecido verdadeiramente com o Mestre é necessário assumir a centralidade do Mandamento do amor, que Ele quis chamar seu e novo: "Amem-se uns aos outros, como eu os amei" (Jo 15,12). Este amor, com a medida de Jesus, com total dom de si, além de ser o diferencial de cada cristão, não pode deixar de ser a característica de sua Igreja, comunidade discípula de Cristo, cujo testemunho de caridade fraterna será o primeiro e principal anúncio, "todos reconhecerão que sois meus discípulos" (Jo 13,35)." (DAp 138).

3. Oração (Vida) 
- O que a Palavra me leva a dizer a Deus?
Oração da Campanha da Fraternidade 2012

Senhor Deus de amor,
Pai de bondade,
nós vos louvamos e agradecemos
pelo dom da vida,
pelo amor com que cuidais de toda a criação.

Vosso Filho Jesus Cristo,
em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos
e de todos os sofredores,
sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude.

Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito.
Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão
se faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo,
e que a saúde se difunda sobre a terra.
Amém.

4. Contemplação(Vida/ Missão) 
- Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?
Hoje, quero viver a espiritualidade da visão. Ou seja, terei diante dos meus olhos as lentes de Deus, um olhar de amor para todas as pessoas.

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém. 
 
Fonte:
Congregação do Santíssimo Redentor
Paulinas
Canção Nova
 






É com alegria que convidamos você e toda a sua família, a participar conosco desse momento de oração e muita unção aqui na cidade de Sumaré - SP. O 2º Ágape Seminário de Vida no Espirito Santo, presenças confirmadas dos pregadores da região: Fernando Santana e seu ministério de musica da cidade de Valinhos, Marcelo Cândido e ministério de musica Novo Tempo da paroquia sta. Barbara da cidade de Sumaré, Toni e ministério de musica Mana da paroquia N. S. Aparecida da cidade de Sumaré, Jonathan e ministério Raio de Luz da paroquia N. S. Aparecida da cidade de Sumaré, Maria José e ministério de musica Divina Misericórdia da comunidade São Judas Tadeu de Sumaré, Gustavo e Davi e ministério de musica Novo Tempo da paroquia sta. Barbara de Sumaré, Ricardo Mello e banda Éfeta da paroquia sta. Barbara de Sumaré, terminando com uma noite de louvor toda especial pra você e sua família no sábado 28/04 as 18hs com presença confirmada de Paulo Boa Semente das novenas de N. S. desatadora dos nós e os anjos junto com o ministério de musica Cristo em nós da comunidade sto. Antonio de Sumaré - SP, e não para por ai não para terminar contaremos com a presença do Padre Fernando Venâncio para presidir a Missa de encerramento as 19:30hs do 2º Ágape logo após a noite de louvor comemoramos o 2º ano de EVANGELIZAÇÃO através das noites de louvor com Maria e os anjos e para completar no dia 29/04 iremos ao Santuário THEOTÓKOS em visita ao Pe. Marcelo Rossi, reserve já a sua passagem $ 25,00  e vamos juntos.
PARABÉNS A TODOS QUE PARTICIPAM CONOSCO.
MARIA PASSA NA FRENTE. AMÉM.


Queremos agradecer a Espaço Livre Viagens por patrocinar o 2º Ágape
esta faixa esta na comunidade São Sebastião confira.


Queremos agradecer a Bazar Tudo Aqui e a livraria Santa Paulina por patrocinar o 2º Ágape
esta faixa esta na quadra de esportes próximo comunidade São Francisco confira.


Queremos agradecer a Special Dog e Fabio Cruz por patrocinar o 2º Ágape
esta faixa esta na paroquia N. S. Aparecida confira.


Queremos agradecer a Janderson A. Miguel e família por patrocinar o 2º Ágape
esta faixa esta na comunidade São Francisco confira.


Queremos agradecer a SBR Portões Eletrônicos por patrocinar o 2º Ágape
esta faixa esta na comunidade Sto. Antônio confira.


Queremos agradecer a Panificadora Nações por patrocinar o 2º Ágape
esta faixa esta na comunidade São José confira.


Queremos agradecer a Roma Noivos por patrocinar o 2º Ágape
esta faixa esta na comunidade Sta. Luzia confira.


Queremos agradecer a Esquina das Maquinas por patrocinar o 2º Ágape
esta faixa esta na comunidade São João confira.


Queremos agradecer a Ângela H. Barbosa e família por patrocinar o 2º Ágape


Queremos agradecer a Você amigo e a Jesus por patrocinar o 2º Ágape


Adesivos já venda "EU PARTICIPO Noite de louvor Maria e os Anjos só $ 2,00 


pedidos de oração envie para o e-mail acima colocaremos aos pés do Senhor Jesus.






Nenhum comentário:

Postar um comentário