sexta-feira, 9 de março de 2012

2ª Semana da Quaresma 09 MARÇO

Oração
Pai, no teu imenso amor, jamais perdes a esperança de ver realizado o teu projeto de salvação. Que eu me deixe tocar por teus apelos e me converta sinceramente para ti.
Primeira leitura: Gn 37,3-4.12-13a.17b-28
Leitura do Livro do Gênesis - 3Israel amava mais a José do que a todos os outros filhos, porque lhe tinha nascido na velhice. E por isso mandou fazer uma túnica de mangas longas. 4Vendo os irmãos que o pai o amava mais do que a todos eles, odiavam-no e já não lhe podiam falar pacificamente.
12Ora, como os irmãos de José tinham ido apascentar o rebanho do pai em Siquém, 13adisse Israel a José: “Teus irmãos devem estar com os rebanhos em Siquém. Vem, vou enviar-te a eles”.
17bPartiu, pois, José atrás de seus irmãos e encontrou-os em Dotaim. 18Eles, porém, tendo-o visto ao longe, antes que se aproximasse, tramaram a sua morte. 19Disseram entre si: “Aí vem o sonhador! 20Vamos matá-lo e lançá-lo numa cisterna, depois diremos que um animal feroz o devorou. Assim veremos de que lhe servem os sonhos”.
21Rúben, porém, ouvindo isto, disse-lhes: 22“Não lhe tiremos a vida”! E acrescentou: “Não derrameis sangue, mas lançai-o naquela cisterna do deserto, não o toqueis com as vossas mãos”. Dizia isto, porque queria livrá-lo das mãos deles e devolvê-lo ao pai. 23Assim que José chegou perto dos irmãos, estes despojaram-no da túnica de mangas longas, pegaram nele 24e lançaram-no numa cisterna que não tinha água. 25Depois, sentaram-se para comer. Levantando os olhos, avistaram uma caravana de ismaelitas, que se aproximava, proveniente de Galaad. Os camelos iam carregados de especiarias, bálsamo e resina, que transportavam para o Egito.
26E Judá disse aos irmãos: “Que proveito teríamos em matar nosso irmão e ocultar o seu sangue? 27É melhor vendê-lo a esses ismaelitas e não manchar nossas mãos, pois ele é nosso irmão e nossa carne”. Concordaram os irmãos com o que dizia.
28Ao passarem os comerciantes madianitas, tiraram José da cisterna, e por vinte moedas de prata o venderam aos ismaelitas: e estes o levaram para o Egito. - Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Salmos: Sl 104
— Lembrai sempre as maravilhas do Senhor!
— Lembrai sempre as maravilhas do Senhor!

— Mandou vir, então, a fome sobre a terra e os privou de todo pão que os sustentava; um homem enviara à sua frente, José que foi vendido como escravo.

— Apertaram os seus pés entre grilhões e amarraram seu pescoço com correntes, até que se cumprisse o que previra, e a palavra do Senhor lhe deu razão.

— Ordenou, então, o rei que o libertassem, o soberano das nações mandou soltá-lo; fez dele o senhor de sua casa, e de todos os seus bens o despenseiro.
Evangelho: Mt 21,33-43.45-46
- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
- Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, dirigindo-se Jesus aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo, disse-lhes: 33“Escutai esta outra parábola: Certo proprietário plantou uma vinha, pôs uma cerca em volta, fez nela um lagar para esmagar as uvas e construiu uma torre de guarda. Depois arrendou-a a vinhateiros, e viajou para o estrangeiro. 34Quando chegou o tempo da colheita, o proprietário mandou seus empregados aos vinhateiros para receber seus frutos.
35Os vinhateiros, porém, agarraram os empregados, espancaram a um, mataram a outro, e ao terceiro apedrejaram. 36O proprietário mandou de novo outros empregados, em maior número do que os primeiros. Mas eles os trataram da mesma forma. 37Finalmente, o proprietário enviou-lhes o seu filho, pensando: ‘Ao meu filho eles vão respeitar’.
38Os vinhateiros, porém, ao verem o filho, disseram entre si: ‘Este é o herdeiro. Vinde, vamos matá-lo e tomar posse da sua herança!’ 39Então agarraram o filho, jogaram-no para fora da vinha e o mataram. 40Pois bem, quando o dono da vinha voltar, que fará com esses vinhateiros?”
41Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: “Com certeza mandará matar de modo violento esses perversos e arrendará a vinha a outros vinhateiros, que lhe entregarão os frutos no tempo certo”.
42Então Jesus lhes disse: “Vós nunca lestes nas Escrituras: ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; isto foi feito pelo Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos?” 43Por isso eu vos digo: o Reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que produzirá frutos.
45Os sumos sacerdotes e fariseus ouviram as parábolas de Jesus, e compreenderam que estava falando deles. 46Procuraram prendê-lo, mas ficaram com medo das multidões, pois elas consideravam Jesus um profeta - Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
Homilia Diária
texto
Comentário do Evangelho
No dia seguinte ao da expulsão dos vendedores do Templo de Jerusalém, Jesus volta aí e, em clima de conflito com os chefes religiosos, lhes dirige uma parábola. Nesta, temos imagens de um latifúndio, não como um modelo, mas como uma linguagem para ser compreendida pelos poderosos. É uma crítica ao governo teocrático da Judeia, que, em nome de Deus, discriminava e oprimia o povo, em vez de promover-lhe a vida. Os chefes religiosos entendem a parábola e procuram prender Jesus, para matá-lo, conforme já haviam decidido (Mt 12,14; Mc 11,18).
Leitura Orante
Preparo-me para a Oração da Palavra ,
com todos os internautas, rezando com Santo Agostinho:
Movei-me, Espírito Santo,
para que eu ame santamente!
Fortificai-me, Espírito Santo,
para que eu proteja o que é santo!
Guardai-me, Espírito Santo,
para que jamais perca o que é santo!

1. Leitura (Verdade)
- O que a Palavra diz?
Com atenção leio o texto do Evangelho de hoje, na Bíblia: Mt 21,33-43.45-46
Mais uma parábola de Jesus, em que os lavradores lembram os profetas que pregavam a justiça e foram eliminados. Por fim, Deus enviou seu próprio Filho, Jesus Cristo, que também foi rejeitado e morto. Mas, ressuscitou. O resultado disso: "o Reino será tirado de vocês e dado para pessoas que produzem frutos". Em torno de Jesus estarão aqueles que não vêm para tomar posse, mas para servir.

2. Meditação(Caminho)
- O que a Palavra diz para mim?
O texto para mim é um apelo de Jesus para pertencer ao grupo que vem para servir. Em Aparecida, na V Conferência, os bispos lembraram o apelo do papa: "O Santo Padre nos recorda que a Igreja está convocada a ser "advogada da justiça e defensora dos pobres" diante das "intoleráveis desigualdades sociais e econômicas", que "clamam ao céu". Temos muito que oferecer, visto que "não há dúvida de que a Doutrina Social da Igreja é capaz de despertar esperança em meio às situações mais difíceis, porque se não há esperança para os pobres, não haverá para ninguém, nem sequer para os chamados ricos". A opção preferencial pelos pobres exige que prestemos especial atenção àqueles profissionais católicos que são responsáveis pelas finanças das nações, naqueles que fomentam o emprego, nos políticos que devem criar as condições para o desenvolvimento econômico dos países, a fim de lhes dar orientações éticas coerentes com sua fé." (DAp 395).

3. Oração (Vida)
- O que a Palavra me leva a dizer a Deus?
Rezo com toda Igreja, a
Oração da Campanha da Fraternidade 2012
Senhor Deus de amor,
Pai de bondade,
nós vos louvamos e agradecemos
pelo dom da vida,
pelo amor com que cuidais de toda a criação.
Vosso Filho Jesus Cristo,
em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos
e de todos os sofredores,
sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude.
Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito.
Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão
se faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo,
e que a saúde se difunda sobre a terra.
Amém.

4. Contemplação(Vida/ Missão)
- Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar é para cuidar a fim de que a vida de Deus e seu Reino tenham espaço de expressão no mundo em que vivo.

Bênção
A bênção do Deus de Sara, Abraão e Agar,
a bênção do Filho, nascido de Maria,
a bênção do Espírito Santo de amor,
que cuida com carinho,
qual mãe cuida da gente,
esteja sobre todos nós. Amém.
Fonte:
Congregação do Santíssimo Redentor
Paulinas
Canção Nova





É com alegria que convidamos você e toda a sua família, a participar conosco desse momento de oração e muita unção aqui na cidade de Sumaré - SP. O 2º Ágape Seminário de Vida no Espirito Santo, presenças confirmadas dos pregadores da região: Fernando Santana e seu ministério de musica da cidade de Valinhos, Marcelo Cândido e ministério de musica Novo Tempo da paroquia sta. Barbara da cidade de Sumaré, Toni e ministério de musica Mana da paroquia N. S. Aparecida da cidade de Sumaré, Jonathan e ministério Raio de Luz da paroquia N. S. Aparecida da cidade de Sumaré, Maria José e ministério de musica Divina Misericórdia da comunidade São Judas Tadeu de Sumaré, Gustavo e Davi e ministério de musica Novo Tempo da paroquia sta. Barbara de Sumaré, Ricardo Mello e banda Éfeta da paroquia sta. Barbara de Sumaré, terminando com uma noite de louvor toda especial pra você e sua família no sábado 28/04 as 18hs com presença confirmada de Paulo Boa Semente das novenas de N. S. desatadora dos nós e os anjos junto com o ministério de musica Cristo em nós da comunidade sto. Antonio de Sumaré - SP, e não para por ai não para terminar contaremos com a presença do Padre Fernando Venâncio para presidir a Missa de encerramento as 19:30hs do 2º Ágape logo após a noite de louvor comemoramos o 2º ano de EVANGELIZAÇÃO através das noites de louvor com Maria e os anjos e para completar no dia 29/04 iremos ao Santuário THEOTÓKOS em visita ao Pe. Marcelo Rossi, reserve já a sua passagem $ 25,00 e vamos juntos.
PARABÉNS A TODOS QUE PARTICIPAM CONOSCO.
MARIA PASSA NA FRENTE. AMÉM.


Queremos agradecer a Espaço Livre Viagens por patrocinar o 2º Ágape
esta faixa esta na comunidade São Sebastião confira.


Queremos agradecer a Bazar Tudo Aqui e a livraria Santa Paulina por patrocinar o 2º Ágape
esta faixa esta na quadra de esportes próximo comunidade São Francisco confira.


Queremos agradecer a Special Dog e Fabio Cruz por patrocinar o 2º Ágape
esta faixa esta na paroquia N. S. Aparecida confira.


Queremos agradecer a Janderson A. Miguel e família por patrocinar o 2º Ágape
esta faixa esta na comunidade São Francisco confira.


Queremos agradecer a SBR Portões Eletrônicos por patrocinar o 2º Ágape
esta faixa esta na comunidade Sto. Antônio confira.


Queremos agradecer a Panificadora Nações por patrocinar o 2º Ágape
esta faixa esta na comunidade São José confira.


Queremos agradecer a Roma Noivos por patrocinar o 2º Ágape
esta faixa esta na comunidade Sta. Luzia confira.


Queremos agradecer a Esquina das Maquinas por patrocinar o 2º Ágape
esta faixa esta na comunidade São João confira.


Queremos agradecer a Ângela H. Barbosa e família por patrocinar o 2º Ágape


Queremos agradecer a Você amigo e a Jesus por patrocinar o 2º Ágape


Adesivos já venda "EU PARTICIPO Noite de louvor Maria e os Anjos só $ 2,00


Nenhum comentário:

Postar um comentário