Oração |
Pai, faze-me contemplar o brilho de tua glória em cada discípulo de teu Filho que se entrega ao serviço do Reino, com total generosidade, mesmo devendo enfrentar a morte. |
Primeira leitura: Gn 22,1-2.9a.10-13.15-18 |
Leitura do Livro do Gênesis - Naqueles dias, 1Deus pôs Abraão à prova. Chamando-o, disse: “Abraão!” E ele respondeu: “Aqui estou”.
2E Deus disse: “Toma teu filho único, Isaac, a quem tanto amas, dirige-te à terra de Moriá e oferece-o aí em holocausto sobre um monte que eu te indicar”.
9aChegados ao lugar indicado por Deus, Abraão ergueu um altar, colocou a lenha em cima, amarrou o filho e o pôs sobre a lenha, em cima do altar. 10Depois, estendeu a mão, empunhando a faca para sacrificar o filho.
11E eis que o anjo do Senhor gritou do céu, dizendo: “Abraão! Abraão!”
Ele respondeu: “Aqui estou”.
12E o anjo lhe disse: “Não estendas a mão contra teu filho e não lhe faças nenhum mal! Agora sei que temes a Deus, pois não me recusaste teu filho único”.
13Abraão, erguendo os olhos, viu um carneiro preso num espinheiro pelos chifres; foi buscá-lo e ofereceu-o em holocausto no lugar do seu filho.
15O anjo do Senhor chamou Abraão, pela segunda vez, do céu, 16e lhe disse: “Juro por mim mesmo — oráculo do Senhor —, uma vez que agiste deste modo e não me recusaste teu filho único, 17eu te abençoarei e tornarei tão numerosa tua descendência como as estrelas do céu e como as areias da praia do mar. Teus descendentes conquistarão as cidades dos inimigos. 18Por tua descendência serão abençoadas todas as nações da terra, porque me obedeceste”. - Palavra do Senhor.
- Graças a Deus. |
|
Salmos: Sl 115 |
— Andarei junto a Deus,/ na terra nos vivos.
— Andarei junto a Deus,/ na terra dos vivos.
— Guardarei a minha fé, mesmo dizendo:/ “É demais o sofrimento em minha vida!”/ É sentida por demais pelo Senhor/ a morte de seus santos, seus amigos.
— Eis que sou o vosso servo, ó Senhor,/ vosso servo que nasceu de vossa serva;/ mas me quebrastes os grilhões da escravidão!/ Por isso oferto um sacrifício de louvor,/ invocando o nome santo do Senhor.
— Vou cumprir minhas promessas ao Senhor/ na presença de seu povo reunido;/ nos átrios da casa do Senhor,/ em teu meio, ó cidade de Sião! |
|
|
2° Leitura: |
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos - Irmãos: 31bSe Deus é por nós, quem será contra nós?32Deus, que não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos daria tudo junto com ele?
33Quem acusará os escolhidos de Deus? Deus, que os declara justos?
34Quem condenará? Jesus Cristo, que morreu, mais ainda, que ressuscitou, e está à direita de Deus, intercedendo por nós? - Palavra do Senhor.
- Graças a Deus. |
|
|
Evangelho: Mc 9,2-10 |
- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Marcos.
- Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 2Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, e os levou sozinhos a um lugar à parte, sobre uma alta montanha. E transfigurou-se diante deles.
3Suas roupas ficaram brilhantes e tão brancas como nenhuma lavadeira sobre a terra poderia alvejar.
4Apareceram-lhe Elias e Moisés, e estavam conversando com Jesus.
5Então Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: “Mestre, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”.
6Pedro não sabia o que dizer, pois estavam todos com muito medo.
7Então desceu uma nuvem e os encobriu com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz: “Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!”
8E, de repente, olhando em volta, não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus com eles.
9Ao descerem da montanha, Jesus ordenou que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do Homem tivesse ressuscitado dos mortos.
10Eles observaram esta ordem, mas comentavam entre si o que queria dizer “ressuscitar dos mortos”. - Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor. |
|
|
Homilia Diária |
|
|
Comentário do Evangelho |
O "alto de uma montanha, a sós" é o interior do coração onde se dá a comunicação divina. É aí que Jesus procura entrar e revelar-se, vencendo as barreiras das ideologias tradicionais. E é lentamente que os discípulos vão compreendendo a novidade de Jesus. O simbolismo da sua figura "muito brilhante e tão branca" indica a condição divina presente em Jesus, não percebida aos olhos vulgares. "Filho de Deus" era o título usado pelos poderosos, reis e faraós, que legitimavam seu abuso de poder e a opressão sobre o povo em nome de Deus, como seu representante ou seu próprio filho na terra. Nesse sentido foi elaborada a tradição davídica que originou as expectativas messiânicas sob várias formas. Contudo, Jesus, "o meu Filho amado", não tem este caráter messiânico. Ele é a revelação do Deus amor, misericórdia e serviço. É a base do projeto de um mundo novo possível, onde a fraternidade e a partilha sejam os laços fundamentais de relacionamento social. Sem esquecer que a natureza, a montanha, as nuvens, os campos, vales e rios participam harmoniosamente deste projeto. A transfiguração não é uma "ida e volta" à glória futura, mas uma transparência do caráter divino e glorioso de Jesus humano, manso e humilde de coração. A questão é a percepção da realidade atual da humanidade revestida da divindade, mesmo que vulnerável ao sofrimento e à morte. Jesus já é portador da glória do Pai e da vida eterna, e esta glória é comunicada a todos que o seguem. Na primeira leitura, Abraão, por obediência religiosa, se dispõe a sacrificar seu filho único, Isaac. Abraão é apresentado como modelo da obediência cega à Lei que exprime a vontade da divindade, pelo que é premiado. Esta concepção é prenhe de violência, particularmente quando a premiação é a conquista das cidades daqueles que eram considerados inimigos, passados ao fio da espada, e a supremacia do poder e da riqueza sobre todas as nações da terra. Na segunda leitura, Paulo interpreta a cruz de Jesus sob este modelo de Abraão: Deus entrega seu filho unigênito em sacrifício por nós. Hoje, a teologia interpreta que o dom do Filho de Deus é a encarnação, com a plenitude de amor revelada e comunicada por Jesus no convívio com os discípulos e as multidões. Jesus, nascido de Maria, humano e divino, é portador da imortalidade e da glória. Somos convidados a ter a experiência, já, da glória de Deus, no amor fraterno. "Nós vimos a sua glória, glória que ele tem junto ao Pai como Filho único" (Jo 1,14b). |
|
Leitura Orante |
Preparo-me para a Leitura Orante, rezando:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Este momento é muito especial no meu dia.
Faço silêncio no meu coração e peço luz ao Espírito.
Rezo com o Bem-aventurado Alberione:
Mestre,
Tu que iluminas todo homem
e és a própria verdade:
eu não quero raciocinar senão como Tu ensinas,
nem julgar senão conforme os teus julgamentos,
verdade substancial, dada a mim pelo Pai:
"Vive na minhamente, ó Jesus Verdade".
1.Leitura (Verdade)
- O que a Palavra diz?
Leio atentamente a narrativa da Transfiguração em Mc 9,2-10.
A transfiguração é manifestação da glória da Ressurreição. Observo neste trecho do Evangelho a revelação do Filho nas palavras do Pai: "Este é o meu Filho querido. Escutem o que ele diz". Observo alguns símbolos:
"Monte muito alto" - a montanha indica o lugar de encontro com Deus.
Roupa brilhante", ("luz") ¬ Quanto mais luz coloco num ambiente escuro, mais claro ele se tornará.
Quanto mais Palavra de Deus tiver em mim, mais a luz de Deus brilhará em minha vida.
"Tendas"- lugares de repouso e de oração.
"Nuvem e sombra" simbolizam a presença de Deus.
Jesus se revela como verdadeiro Filho de Deus, Mestre a quem devo escutar e seguir em seu caminho de cruz e ressurreição.
2. Meditação (Caminho)
O que a Palavra diz para mim?
Preciso me aproximar mais e escutar a Palavra, condição para aprender do Mestre e ser seu/sua discípulo/a.
Os bispos, em Aparecida, disseram:
"Para aprender com o Mestre é necessário assumir a centralidade do Mandamento do amor, que Ele quis chamar seu e novo: "Amem-se uns aos outros, como eu os amei" (Jo 15,12). Este amor, com a medida de Jesus, com total dom de si, além de ser o diferencial de cada cristão, não pode deixar de ser a característica de sua Igreja, comunidade discípula de Cristo, cujo testemunho de caridade fraterna será o primeiro e principal anúncio, "todos reconhecerão que sois meus discípulos" (Jo 13,35)." (DAp 138).
3. Oração (Vida)
- O que a Palavra me leva a dizer a Deus?
Com esta oração de Alberione, expresso minha adesão e desejo de seguir Jesus.
Jesus Mestre,
que eu pense com a tua inteligência
e com a tua sabedoria.
Que eu ame com o teu Coração...
Que eu veja sempre com os teus olhos.
Que eu fale com a tua língua.
Que eu ouça somente com teus ouvidos.
Que eu saboreie aquilo que tu gostas.
Que as minhas mãos sejam as tuas.
Que os meus pés sigam os teus passos.
Que eu reze com as tuas orações.
Que meu tratamento seja o teu.
Que eu celebre como tu te imolaste.
Que eu esteja em ti e tu em mim.
(Bem-aventurado Tiago Alberione)
Rezo também com toda Igreja a
Oração da Campanha da Fraternidade 2012
Senhor Deus de amor,
Pai de bondade,
nós vos louvamos e agradecemos
pelo dom da vida,
pelo amor com que cuidais de toda a criação.
Vosso Filho Jesus Cristo,
em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos
e de todos os sofredores,
sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude.
Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito.
Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão
se faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo,
e que a saúde se difunda sobre a terra.
Amém.
4.Contemplação (Vida)
- Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?
Levo comigo a luz de Jesus transfigurado.
Quanto mais luz levar em meus olhos, minhas mãos, minhas palavras, mais iluminado estará o mundo em que vivo.
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém. |
|
|
|
|
É com alegria que convidamos você e toda a sua família, a participar conosco desse momento de oração e muita unção aqui na cidade de Sumaré - SP. O 2º Ágape Seminário de Vida no Espirito Santo, presenças confirmadas dos pregadores da região: Fernando Santana e seu ministério de musica da cidade de Valinhos, Marcelo Cândido e ministério de musica Novo Tempo da paroquia sta. Barbara da cidade de Sumaré, Toni e ministério de musica Mana da paroquia N. S. Aparecida da cidade de Sumaré, Jonathan e ministério Raio de Luz da paroquia N. S. Aparecida da cidade de Sumaré, Maria José e ministério de musica Divina Misericórdia da comunidade São Judas Tadeu de Sumaré, Gustavo e Davi e ministério de musica Novo Tempo da paroquia sta. Barbara de Sumaré, Ricardo Mello e banda Éfeta da paroquia sta. Barbara de Sumaré, terminando com uma noite de louvor toda especial pra você e sua família no sábado 28/04 as 18hs com presença confirmada de Paulo Boa Semente das novenas de N. S. desatadora dos nós e os anjos junto com o ministério de musica Cristo em nós da comunidade sto. Antonio de Sumaré - SP, e não para por ai não para terminar contaremos com a presença do Padre Fernando Venâncio para presidir a Missa de encerramento as 19:30hs do 2º Ágape logo após a noite de louvor comemoramos o 2º ano de EVANGELIZAÇÃO através das noites de louvor com Maria e os anjos e para completar no dia 29/04 iremos ao Santuário THEOTÓKOS em visita ao Pe. Marcelo Rossi, reserve já a sua passagem $ 25,00 e vamos juntos.
PARABÉNS A TODOS QUE PARTICIPAM CONOSCO.
MARIA PASSA NA FRENTE. AMÉM.
Queremos agradecer a Espaço Livre Viagens por patrocinar o 2º Ágape
esta faixa esta na comunidade São Sebastião confira.
Queremos agradecer a Bazar Tudo Aqui e a livraria Santa Paulina por patrocinar o 2º Ágape
esta faixa esta na quadra de esportes próximo comunidade São Francisco confira.
Queremos agradecer a Special Dog e Fabio Cruz por patrocinar o 2º Ágape
esta faixa esta na paroquia N. S. Aparecida confira.
Queremos agradecer a Janderson A. Miguel e família por patrocinar o 2º Ágape
esta faixa esta na comunidade São Francisco confira.
Queremos agradecer a SBR Portões Eletrônicos por patrocinar o 2º Ágape
esta faixa esta na comunidade Sto. Antônio confira.
Queremos agradecer a Panificadora Nações por patrocinar o 2º Ágape
esta faixa esta na comunidade São José confira.
Queremos agradecer a Roma Noivos por patrocinar o 2º Ágape
esta faixa esta na comunidade Sta. Luzia confira.
Queremos agradecer a Esquina das Maquinas por patrocinar o 2º Ágape
esta faixa esta na comunidade São João confira.
Queremos agradecer a Ângela H. Barbosa e família por patrocinar o 2º Ágape
Queremos agradecer a Você amigo e a Jesus por patrocinar o 2º Ágape
Adesivos já venda "EU PARTICIPO Noite de louvor Maria e os Anjos só $ 2,00
pedidos de oração envie para o e-mail acima colocaremos aos pés do Senhor Jesus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário